A tecnologia possui um papel predominante na rotina quotidiana dos povos, e, cada vez mais, ela se mostra uma verdadeira aliada em vários campos da vida. A inteligência artificial esta a ser usada no marketing digital para optimizar estratégias e atingir melhores resultados.
A seguir, passo a apresntar algumas formas de aplicar inteligência artificial no Marketing Digital:
– Otimização e curadoria de conteúdo: Quando falamos em marketing, o foco deve ser sempre no cliente e em suas necessidades, a fim de entregar uma experiência satisfatória e atrativa, é aqui que entra a inteligência artificial, no qual é possível receber ideias de assuntos e títulos baseados na leitura e análise de dados. Assim, os profissionais conseguem produzir conteúdos mais personalizados e capazes de atrair um maior número de leads.
– Qualificação de Clientes: A IA, ajuda no setor comercial das empressa, sendo com isso possível qualificar os clientes que já possuem um certo interesse no seu serviço, ajudando a equipe comercial tanto na prospecção quanto na conversão dos clientes, gerando dados online que serão utilizados como “filtro”, indicando as pessoas certas para uma abordagem do vendedor. Com isso, é construído um perfil ideal do consumidor para ser utilizado posteriormente pela equipe comercial;
– Atendimento virtual: Uma ótima forma de atender um número maior de clientes é com o atendimento virtual ou chatbots,. Esta tecnologia permite que o visitante ou cliente seja atendido em qualquer horário ou dia da semana, ou ainda na lingua que melhor se sente confortavel;
– Anúncios personalizados: Compartilhando informações para a criação de um anúncio e adeixando a inteligência artificial fazer combinações baseadas em um tipo específico de cliente. Junto disso, são levados em conta dados fornecidos pelo próprio cliente, como sites que ele clica e o comportamento num geral, ou ainda com base em algoritmos que permitam apurar as ultimas tendências deste cliente desde conversas e sites recentemente visitados;
– Recomendação inteligente: É uma tecnologia que consegue escolher nossas preferências para oferecer o que mais vamos gostar, é uma técnica que funciona para manter os consumidores no seu site, aumentando o interesse de compra (por exemplo no YouTube, depois de acessarmos alguns vídeos, o algoritmo já reconhece nossos interesses e consegue recomendar relacionados que também possam nos interessar).
Em jeito de conclusão, se o que você deseja para o seu negócio é atingir melhores resultados nas estratégias de marketing digital, investir em inteligência artificial pode ser uma ótima ideia. São muitos os benefícios para sua equipe e seus objetivos, basta saber como e onde aplicar. Assim, fica mais fácil atingir as pessoas certas com o conteúdo do seu anúncio, gerando melhores resultados em conversão de clientes.