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O que é Inteligência Artificial e por que ela é tão especial?

O termo IA foi cunhado por John McCarthy em 1956, descrevendo a busca pela construção de máquinas avançadas capazes de executar tarefas que precisam da inteligência humana. A IA usa técnicas como aprendizado de máquina e aprendizado profundo para permitir processos inteligentes de tomada de decisão. Atua como um catalisador para elevar invenções e descobertas. A crescente popularidade da IA ​​entre vários setores deu-nos carros autónomos, software de reconhecimento de imagem em smartphones e assistentes digitais como Cortana, Siri e Alexa.


A Inteligência Artificial tem expandido de forma considerável e impactante na nos últimos tempos. A IA está tornando-se numa tecnologia disruptiva e com um potencial na transformação dos diferentes ramos de actividade. Cada dia que passa temos visto empresas adquirirem equipamento tecnológicos com foco nas entidades viradas a IA e em robôs inteligentes, apresenta uma tendência significativa levando no que diz respeito à substituição do trabalho humano por aplicações de IA ou por robôs inteligentes, dai alguns apelidarem como 4.ª revolução industrial.


Um dos sucessos para a área da educação foi o surgimento do
ChatGPT
 que é um chatbot desenvolvido pela OpenAI e lançado em 2022 e recentemente temos o
DeepSeek
 que é uma empresa chinesa de inteligência Artificial com uma versão r1 e lançada em 2024/2025.


Implementação da Inteligência Artificial

A implementação da Inteligência Artificial (IA) acontece em diversos sectores como saúde, finanças, marketing, maquinaria, área agrícola, restauração, supermercados etc. A IA utiliza algoritmos para analisar currículos, redes sociais e outros dados para encontrar candidatos adequados (SILVA; MAIRINK, 2019). Por outro lado, a IA também pode ser usada para criação e avaliação seja dos funcionários, identificar padrões e fornecer feedbacks personalizados (LUGER, 2013). O uso da IA na gestão de pessoas é que permite identificar gaps nas competências dos funcionários e treinamentos personalizados para suprir diversas necessidades (SILVA; MAIRINK, 2019). Além disso, a IA pode ser usada para prever e determinar a necessidade de capacitação em diversas áreas e auxiliar na elaboração de planos de carreira mais efetivos (LUGER, 2013)

Segundo Chiavenato (2014), a IA ajuda no processo de coleta, analise agindo com imparcialidade os processos de seleção automatizada de candidatos, resultados tornando o processo transparente, objetivo.


A IA pode ser utilizada para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, permitindo que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas e criativas (Chiavenato, 2014). A IA pode ainda ajudar a identificar oportunidades de melhoria no desenho de cargos, por meio da análise e da identificação de padrões (Da Silva, Oliveira e Júnior, 2019).


O R1, iniciou a sua operação na Digital Equipament Corporation (DEC) como o primeiro sistema especialista comercial e bem-sucedido. O programa contribuiu para configurar pedidos de novos sistemas de computador, e em 1986, as empresas conseguiam faturar cerca de 40 milhões de dólares por ano. Em 1988, o grupo de IA da DEC já possuía 40 sistemas especialistas entregues, com outros sendo produzidos.

Foi em 1981 que os japoneses anunciaram o projeto Fifth Generation, um plano de 10 anos para montar computadores inteligentes por meio da utilização do Prolog. Em Resposta, os Estados Unidos constituíram a Microelectronics and Computer Technology Corporation (MCC) como um consórcio de pesquisa projetado para assegurar a competitividade nacional.

Em ambos os casos, a IA fazia parte de um amplo esforço, incluindo o projeto de chips e a pesquisa da interface humana. Nos últimos anos, houve uma revolução no trabalho em Inteligência Artificial, tanto no conteúdo quanto na metodologia. Agora, é mais comum usar as teorias existentes como bases, em vez de propor teorias inteiramente novas, Inteligência Artificial: Conceitos e Aplicações – DENNIS DOS SANTOS GOMES Revista Olhar Científico – Faculdades Associadas de Ariquemes – V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010 239 fundamentar as afirmações em teoremas rigorosos ou na evidencia experimental rígida, em vez de utilizar como base a intuição e destacar a relevância de aplicações reais em vez de exemplo de brinquedos


VANTAGENS E RISCOS DO USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA GESTÃO DE PESSOAS


Com a utilização da inteligência artificial na gestão de pessoas, nota-se e que essa tecnologia tem tido diversos benefícios e desafios para as organizações e na tomada de decisões estratégicas Segundo Albuquerque de Mendonça et al. (2018), a IA é uma ferramenta que pode ajudar na tomada de decisões mais eficientes e precisas em processos seletivos, avaliação de desempenho e treinamentos. Jatobá (2018) ressalta que a IA pode ser utilizada no recrutamento e seleção de candidatos, otimizando o processo de triagem de currículos e avaliação de competências.

Devemos considerar que a IA não deve ser utilizadas de forma isolada e substituir completamente a avaliação humana, mas sim encontrar se mecanismos de IA e o factor humano trabalhem junto para ajudar nos diferentes processos. Entretanto, a utilização da IA na gestão de pessoas também traz riscos e desafios. Segundo Chiavenato (2014).

A IA pode levar a uma desumanização do ambiente de trabalho, afetando a relação entre colaboradores e empresa. Além disso, a IA pode gerar preocupações com relação à privacidade dos dados dos colaboradores e a possibilidade de discriminação algorítmica (Silva e Mairink, 2019) SILVA, J. A. S.; MAIRINK, C. H. P. Inteligência artificial: aliada ou inimiga, 2018

Segundo Albuquerque de Mendonça et al. (2018), a IA é uma ferramenta que está mudando a dinâmica da gestão de pessoas. As tecnologias de IA estão ajudando a aprimorar a tomada de decisões da gestão de pessoas e a tornar os processos mais eficientes e precisos. Além disso, a IA está permitindo que as empresas tenham acesso a informações valiosas sobre seus funcionários, o que pode ajudar a melhorar o desempenho, aumentar a satisfação no trabalho e reduzir a rotatividade. ALBUQUERQUE DE MENDONÇA, Afonso Paulo et al. Inteligência artificial- recursos humanos frente as novas tecnologias, posturas e atribuições. contribuciones a la Economía, n. octubre, 2018.

Chiavenato (2014), afirma que a IA não substitui completamente o papel dos profissionais da área de gestão de pessoas. Embora a tecnologia possa realizar tarefas complexas de forma mais rápida e precisa, ainda é necessária a intervenção humana para interpretar os resultados e tomar decisões baseadas em critérios éticos e sociais.

A IA estão mudando os métodos de como as organizações gerenciam seus recursos humanos. E notável os desafios significativos a serem enfrentados, a IA também oferece oportunidades para melhorar a eficiência, a precisão e a tomada de decisões. De ressaltar que e importante que as empresas adotem uma abordagem prudente e responsável ao integrar a IA em seus processos de gestão de pessoas e reconheçam que a intervenção humana ainda é necessária para garantir uma abordagem justa e equilibrada.


Machine Learning no marketing digital

Portrait of happy computer scientist programming in AI data center used for machine learning training. Joyful IT professional working on artificial intelligence tech in server hub office, camera A


Estratégia de marketing digital

A estratégia de marketing digital é essencial que as sejam altamente adaptáveis e direcionadas para alcançar o público-alvo de forma eficaz
O marketing e a publicidade digitais também sofrem alterações em função da web, pois as empresas perceberam que não podem apenas comunicar, mas também devem aprender a interagir junto dos seus stakehorders. A publicidade deixou de ser uma via única, onde a empresa inicia uma campanha e o consumidor por sus vez consome de forma passiva e sem nenhuma reação. Segundo Kotler, o marketing 4.0 (2017, p. 72) “alavanca a conectividade máquina a máquina e a inteligência artificial, a fim de melhorar a produtividade do marketing, enquanto impulsiona a conectividade pessoa a pessoa, com o intuito de fortalecer o engajamento do cliente

A comunicação usada nas diversas empresas tende a beneficiar de avanços que as IA e suas ferramentas no mercado a comunicar. Segundo relatório da MarketsandMarkets (2020), a indústria de IA deve ultrapassar os US $ 190,61 bilhões até 2025 e uma das principais razões para isso é o aumento exponencial do uso de tecnologia de machine learning pela publicidade e comunicação, conforme Lobato (2019).


Inteligência artificial nas redes sociais

Hoje a redes sociais tem uma grande participação no dia a dia das pessoas, e com as empresas não é diferente pois elas formam um conjunto de participantes autônomos, gerando ideias e notoriedade nos diferentes valores e interesses compartilhados

Segundo Recuero (2014, p. 406), as ligações sociais são um suporte seja emocional, seja na transmissão de informação no intuito de gerar conforto, proximidade e confiança. As empresas cada vez mais organizam-se no intuito de olhar os conteúdos publicados nas redes sociais com uma nova ferramenta de comunicação, pois perceberam que é uma forma de chamar atenção dos seus clientes sobre seus produtos e serviço, e atender o seu cliente de uma forma direta e eficiente.


Benefícios da IA

A IA tem desempenhado um papel cada vez notório nas operações das organizações modernas, garantindo uma série de benefícios que impactam diretamente as estratégias de marketing. A IA, optimizam os processos seja na tomada de decisão pois a Machine Learning tem ajudando na interação com junto dos seus clientes por meio de algoritmos (Davenport et al., 2019).

Nesta senda, os marketias têm beneficiado significativamente da inovação que o IA oferece, pois dessa forma e possível perceber a fundo o comportamento dos clientes, as diferentes áreas de abordagem, actuação, as varias etapas das campanhas de MKT (Chatterjee et al., 2020).

Temos vários benefícios que as IA oferecem as organizações:

-Capacidade de processar grandes volumes de dados em tempo real, permitindo uma análise mais abrangente e precisa das preferências e comportamentos dos consumidores (Davenport et al., 2019).

– A IA tem a capacidade de prever as tendências de comportamento futuros, padrões e dados em tempo real, e por sua vez ajuda os os profissionais de Marketing na tomada de decisão (Davenport et al., 2021).

A machine Learning ajuda a IA na execução de forma proactiva das suas estratégias, antecipar as mudanças no decorrer de uma acçao, preferências do mercado e ou consumidor , e ver novas oportunidades de acção ou mercado, permintindo que as empresas se adaptem a demanda do mercado, e estejam a um passo a frente junto dos seus concorrentes para que no final tenham uma vantagem competitiva. As chatboots e assistentes virtuais que as empresas podem oferecer, ajudam na satisfação do cliente, fortalecimento da marca. (Davenport et al., 2021).
A IA tem-se mostrado uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing pois ajuda a analisar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos, a IA fornece insights acionáveis que orientam o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes e aprimorar a tomada de decisões estratégicas. (Huang & Rust, 2021).


Desafios da IA

Nos dias que correm a questão principal que apoquenta os profissionais de marketing não é se devem usar a IA para enfrentar as várias alterações que o mercado que o mercado sofre diariamente mas sim, quais as tecnologias e metodologias de IA que devem usar (Pradeep et al., 2020).


Conclusão

A IA e o machine learning são ferramentas indispensáveis no marketing moderno, proporcionando uma vantagem competitiva significativa para as empresas que souberem utilizá-las corretamente. Elas não só aumentam a eficiência e a personalização, mas também possibilitam uma melhor tomada de decisões baseadas em dados, permitindo que as marcas se conectem de forma mais eficaz com seus consumidores. À medida que essas tecnologias continuam a evoluir, espera-se que desempenhem um papel ainda mais central na redefinição das estratégias de marketing e na criação de experiências cada vez mais personalizadas e imersivas para os consumidores.

Referencias

  • CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, SP: Editora Manole Ltda, 2014.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, SP: Editora Manole Ltda, 2014.
  • (RUSSELL; NORVIG, 2004).
  • RUSSEL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campos, 2004.
  • JATOBÁ, Mariana Namen. Inteligência artificial no recrutamento & seleção: inovação e seus impactos para a gestão de recursos humanos. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Empresariais) – Instituto Politécnico de Braganca, Portugal. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/15644/1/Tese%20Mariana%20Namen %20Jatob%C3%A1.pdf. Acesso em: 27 abr. 2023.
  • (CHARNIAK; MCDERMOTT, 1985).
  • CHARNIAK, Eugene; MCDERMOTT, Drew. A Bayesian Model of Plan Recognition. Massachusetts: Addison-Wesley, 1985.
  • CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, SP: Editora Manole Ltda, 2014
  • https://www.slideteam.net/