Light bulb with drawing graph
Partilhar artigo:
Chama se Investimento à aplicação de Recursos (em ativos financeiros, humanos, técnicos...) na obtenção de capital fixo ou melhor na aquisição de (maquinaria, meios de transporte, instalações fabris, portos, infra-estruturas frotas de pesca). Dada a la importancia dos investimentos, não admira que se diga que este é o século do investimento. Dele molda-se a alma e o corpo das sociedades, já que é através dele que se criam os suportes económicos dessas sociedades: os sistemas produtivos

bb investimento diariamente realizados cria-se, acumulação de capital

Acumular capital significa, portanto, juntar, acrescentar, novo capital fixo ao stock de capital fixo existente, essa mesma começou há muitos milénios, sob o comando e o chicote dos senhores esclavagistas. Foi uma primeira fase, em que apareceram as primeiras estradas, meios de transporte e muito mais. Mas foi nos fins do século XVIII, com a revolução industrial que teve um maior aceleramento e desses tempos que vem a má fama do processo de acumulação de capital.

«Investimento» Fluxo motor e transformador do sistema produtivo

O investimento comporta-se como o fluxo motor, porque é graças ao investimento que se criam as novas empresas, infra-estruturas, equipamentos industriais, agrícolas e de mais capital fixo, que transformam a realidade económica, que fazem avançar a produção que permite a melhoria dos níveis de vida. É um fluxo reprodutor: sem ele as instalações fabris envelheciam, o mesmo aconteceria com às estradas, com as frotas de transporte de pesca, enfim todo o capital fixo e o sistema produtivo desmoronar-se ia o que seria a destruição da vida em sociedade.

Efeitos multiplicadores dos investimentos!

Maiores investimentos num sector provoca aumento de emprego nesse sector e nos outros em que esses investimentos multiplicaram os seus efeitos. Isto é: associada aos efeitos multiplicadores dos investimentos há a multiplicação de empregos. Esta multiplicação de efeitos é uma consequência das relações estreitas que unem as várias partes do sistema produtivo.

Dadas essas relações íntimas, o que se passa num ponto espelha os seus efeitos positivos ou negativos, sobre o conjunto do sistema produtivo.

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.