Liderança

0

A Liderança é um ato de gestão, que implica planeamento e o conhecimento profundo dos colaboradores. Implica também o foco, dedicação e ação consciente no sentido de obter os melhores resultados.

O líder situacional é aquele que se adapta a vários contextos. Ele consegue adaptar-se de forma rápida para reduzir problemas ou contorná-los. Com isso, é possível trabalhar várias caraterísticas de liderança, adequando-as de acordo com a situação. Quanto mais eficaz for o líder e a sua equipa, melhor o resultado do trabalho final.

“Vivemos em tempos difíceis, em que um génio desejaria viver. Grandes necessidades requerem grandes líderes.”

Thomas Jefferson

Existem múltiplas perspetivas sobre a liderança, que se centram em diferentes aspetos quer da natureza do líder, quer do processo, quer das equipas, na tentativa de encontrar o “segredo” ou a explicação para a natureza de conduzir pessoas e equipas.

Saber qual é a melhor maneira de agir com as pessoas e face às tarefas que desempenham, conseguir o seu desenvolvimento e obter delas os melhores resultados.

Tem capacidade de influenciar, motivar, desenvolver, os seus colaboradores de modo a atingirem os objetivos, que começam por ser os do líder.

A liderança é uma das temáticas que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais dos diversos setores de atividade, estando intimamente relacionada com as competências de comunicação e de transmissão de ideias, tendo como propósito implícito que a capacidade de liderança está associada ao sucesso ou fracasso das organizações.

Evidencia-se quer no ser humano quer entre as diferentes espécies animais, o que ocorre entre o líder e o seguidor.

Na liderança, bem como em muitos outros aspetos da gestão, não existe uma melhor e única maneira de agir.

TRÊS GRANDES PILARES PARA A LIDERANÇA

A Liderança determina vários pilares, mas estes são os três principais e mais importantes pilares:

Liderança
Imagem 1 – Três grandes pilares para a liderança

Exit mobile version