Partilhar artigo:

 Soft Skills , têm se tornado muito importantes para as empresas em processos seletivos.

Para quem esta preste a embarcar para o mercado de trabalho e quer se tornar um profissional completo, precisa entender esse conceito.

As soft skills são habilidades que não se relacionam com o conhecimento técnico de uma pessoa, mais sim com o conhecimento sobre o comportamento humano. ou seja, esta relacionado com as habilidades interpessoais como:  a empatia, comunicação, resiliência e capacidade de entender o próximo.

Algumas soft skills muito importantes são:

  • Saber ouvir as pessoas;
  • Ter facilidade para expressar ideias;
  • Ter uma atitude positiva em relação aos desafios;
  • Empatizar com os sentimentos dos outros;
  • Ter pensamento crítico com foco em buscar soluções;
  • Ter inteligência emocional para lidar com frustrações.

 

Formas de desenvolver as soft skills

Para desenvolver as soft skills, os profissionais devem começar primeiramente por ter uma mente aberta, ou seja, refletir sobre quais são os pontos a serem melhorado na sua personalidade. 

Uma pessoa que é muito impulsiva pode tentar ponderar as situações com mais calma e avaliar todas as possibilidades antes de tomar decisões.

Alguém que é muito individualista pode começar a reconhecer essa característica para se esforçar mais em ser colaborativo quando for colocado em projetos que demandam o trabalho em equipe.

Além disso, é também importante criar uma cultura de feedbacks ou seja essa cultura não é formal dentro de uma empresa, o ideal é pedir para colegas de trabalhos, chefes, amigos   ou ate mesmo familiares informações sobre como eles estão te perceber em questão soft skills , isso permitira uma autoavaliação  para entende se você esta a evoluir  ou se estas retrocedendo em algum ponto.

 

 

Saiba mais sobre as soft skills no  mercado