No dia 25 de março de 2021 foi renovado até 15 de abril o estado de emergência em Portugal, e provavelmente irá prolongar até maio. Passado 1 ano desde o 1º estado de emergência em Portugal devido á crise pandémica do Covid-19, os portugueses viram-se obrigados ao confinamento, sujeitos a uma mudança de hábitos, à adaptação a uma nova realidade e normalidade.

Dentro das suas habitações, o contacto da população com o mundo exterior passou a ser maioritariamente através do online, quer seja para trabalhar, socializar, fazer compras, ou apenas se divertir. Neste nosso cenário atual de crise em que lojas e restaurantes se encontram encerrados, indústrias em standby, limitação da mão-de-obra e um sentimento incerto de evolução económica, é essencial para todas as empresas, transformar o seu modelo de negócio e olhar para o digital como uma prioridade, dinamizando o seu processo de transformação.

O crescimento de meios de pagamento domésticos, que transmitem maior credibilidade e segurança, é de grande grau de relevância para os iniciantes digitais.

Observa-se um efeito único na adoção de novos hábitos de consumo digitais e no crescimento do e-commerce em Portugal. É um facto que esta tendência veio para ficar e que o seu desenvolvimento será exponencial. Sendo crucial que os negócios adaptem as suas estratégias e a sua comunicação, tirando partido dos canais de e-commerce para mitigar ou decréscimo de vendas físicas.

O valor médio das compras online entre janeiro e março cresceram 46% face a igual período de 2020

Os dados mais recentes da SIBS Analytics demonstram o peso que o e-commerce está a ganhar nos últimos meses.

https://www.sibsanalytics.com/indicadores-consumo/#type=2&indicator=2&sector=65535&destination=distrito%7C255&origin=pais%7C65535&lang=pt&fulllang=pt-pt&startDate=2020-01-01&endDate=2021-02-01

Apesar de, no global, o número total de transações em comércio digital ter diminuído, esse decréscimo foi muito menor no comércio online do que no comércio físico. É de sublinhar que se constatou o crescimento nalguns setores, mais concretamente nos serviços de entretenimento, cultura e equipamentos onde se inclui serviços digitais, gaming, lavrarias eletrónicas, e nos serviços por subscrição de conteúdos, inclusivamente na restauração e no comércio alimentar.

A tecnologia é um dos fatores de aceleração

Grande parte substancial neste processo deve-se á tecnologia. Se as empresas não adquirirem ferramentas tecnológicas como um bom suporte tecnológico e um interface de pagamentos digitais seguros, sólido e eficiente, com integração de pagamentos nacionais e internacionais, como referências multibanco e MB WAY, dificilmente conseguirão alavancar os seus negócios. Apenas através destes instrumentos as empresas poderão manter a comunicação aberta com os seus stakeholders, proporcionando as melhores soluções possíveis no que diz respeito aos pagamentos. Esta utilização de meios de pagamentos domésticos, que transmitem maior segurança e confiança é importante para os novos iniciantes digitais quer do lado do consumidor, quer dos novos comerciantes aderentes ao mundo digital.

Os transações digitais são o método mais seguro

Os dados mais recentes da SIBS mostram que mais de 2.3 milhões de pessoas usam o MB WAY como meio preferencial de pagamento pela sua segurança e comodidade, confirmando o reforço da posição do serviço no total de compras online realizadas. Tem-se também verificado uma adoção crescente pela população de pagamentos com telemóvel utilizando o MB WAY quer em app própria ou as várias apps bancárias que já disponibilizam este método de pagamento.

A SIBS assegura a manutenção dos nossos serviços essenciais

A SIBS é uma empresa portuguesa que desenvolve a sua atividade no domínio dos serviços financeiros, designadamente na área dos pagamentos. Os seus serviços são usados por mais de 300 milhões de utilizadores, estabelecendo-se como um dos principais processadores de pagamentos da Europa. É responsável pela gestão das redes multibanco e ATM EXPRESS, onde gere desde os terminais automáticos aos meios online e telemóveis onde oferece o serviço MB WAY.

A SIBS mantém-se ao lado dos clientes, parceiros e utilizadores para ajudar a fazer frente a esta crise mundial, procurando formas inovadoras de crescimento no e-commerce, apoiando as empresas no seu caminho da modernização e da digitalização, para uma sociedade cada vez mais cashless.

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