Inteligência emocional na organização empresarial: é Importante?

0
346
Inteligência emocional
Inteligência emocional

Nos dias atuais, não tem sido fácil lidar com as emoções no nosso quotidiano, o ser humano por natureza é emotivo e vulnerável a muitas coisas ao seu redor, portanto torna-se vital ter inteligência emocional em certas circunstâncias, uma dessas está dentro da organização. A organização empresarial é constituída de funções e cargos hierárquicos em que todos os membros da organização são sujeitos, porem deve ser composto pela lógica e pela racionalidade, onde os processos de gestão percorram com transparência e clareza.

Portanto, o trabalho tornou-se algo de muita relevância na vida do ser humano e passou a ocupar grande parte do nosso tempo, por isso passamos a realizar as atividades laborais que escolhemos, para termos a oportunidade de aproveitar os frutos de tudo que realizamos profissionalmente no momento em que chegar a nossa aposentadoria. Por diversos motivos escolhi debruçar sobre este assunto que quando alguém  possui o torna bastante poderosa e positiva sobre como lidar com muitas situações na organização, assunto este que é a inteligência emocional.

A Inteligência emocional segundo a psicologia é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também  de aprender a lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas ao seu redor, com intuito de alcançar resultados positivos na vida profissional e pessoal. Temos a seguinte questão, é importante a inteligência emocional na organização empresarial?

É crucial saber gerir as próprias emoções, é bastante importante para qualquer profissional, pois assim ele saberá o que realmente está a sentir, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e dos outros.

A importância de desenvolver a inteligência emocional, é por através dela que um profissional tem a oportunidade de alcançar o sucesso com maior facilidade e consistência. Um trabalhador calmo, que possui clareza sobre as suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinadas situações, sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas no seu quotidiano.

Atualmente a inteligência emocional tornou-se uma condição indispensável para o plano de atividades organizacionais no que se refere a liderança, gestão e organização, que somente por destas é que uma organização consegue alcançar resultados bastante positivos para os negócios da empresa.