Inteligência emocional na organização empresarial: é Importante?

10
269
Inteligência emocional
Inteligência emocional

Nos dias atuais, não tem sido fácil lidar com as emoções no nosso quotidiano, o ser humano por natureza é emotivo e vulnerável a muitas coisas ao seu redor, portanto torna-se vital ter inteligência emocional em certas circunstâncias, uma dessas está dentro da organização. A organização empresarial é constituída de funções e cargos hierárquicos em que todos os membros da organização são sujeitos, porem deve ser composto pela lógica e pela racionalidade, onde os processos de gestão percorram com transparência e clareza.

Portanto, o trabalho tornou-se algo de muita relevância na vida do ser humano e passou a ocupar grande parte do nosso tempo, por isso passamos a realizar as atividades laborais que escolhemos, para termos a oportunidade de aproveitar os frutos de tudo que realizamos profissionalmente no momento em que chegar a nossa aposentadoria. Por diversos motivos escolhi debruçar sobre este assunto que quando alguém  possui o torna bastante poderosa e positiva sobre como lidar com muitas situações na organização, assunto este que é a inteligência emocional.

A Inteligência emocional segundo a psicologia é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também  de aprender a lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas ao seu redor, com intuito de alcançar resultados positivos na vida profissional e pessoal. Temos a seguinte questão, é importante a inteligência emocional na organização empresarial?

É crucial saber gerir as próprias emoções, é bastante importante para qualquer profissional, pois assim ele saberá o que realmente está a sentir, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e dos outros.

A importância de desenvolver a inteligência emocional, é por através dela que um profissional tem a oportunidade de alcançar o sucesso com maior facilidade e consistência. Um trabalhador calmo, que possui clareza sobre as suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinadas situações, sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas no seu quotidiano.

Atualmente a inteligência emocional tornou-se uma condição indispensável para o plano de atividades organizacionais no que se refere a liderança, gestão e organização, que somente por destas é que uma organização consegue alcançar resultados bastante positivos para os negócios da empresa.

10 COMMENTS

  1. Exactamente.
    Inteligência emocional na organização empresarial é bastante crucial no intuito de manter a relação entre o empregador e o empregado saudável, e um ambiente de negócio apropriado para os empresários.

  2. Um artigo com uma abordagem muito explícita, gostei.
    É bom que saibamos lidar com as diversas situações no ambiente de trabalho para que as coisas corram como deve ser e para isso é necessário que haja, inteligência emocional.

  3. Prezado Merino Americano, antes de mais quero lhe felicitar pela partilha deste artigo com um conteúdo pertinente e recorrente.

    A inteligência emocional antes não integrava o leque de competências que os empregadores requeriam nos seus colaboradores. Com o passar dos anos e evolução dos mercados, os colaboradores viram-se esgotado (Burnout) e daí, não só os empregados e empregadores passaram a sentir a necessidade de se ter outras competências, mas sim os stakeholders.

    Identificaram que o fracasso nos resultados e o clima de trabalho não favorável, não dependia apenas da falta de competências ou ausência das relações interpessoais dentro das organizações (Elton Mayo, desenvolveu a teoria dessas relações interpessoais). Mas sim, da falta de inteligência emocional.

    Nos dias de hoje é um requisito indispensável porque por mais que o colaborador tenha competências e skills, se não ter a inteligência emocional, dificilmente saberá articular a razão e a emoção.
    Uma ferramenta que também surge para melhorar a qualidade de decisão a ser tomada pelos gestores ou a quem de direito.
    A inteligência emocional pode ser manifestar em grupos de trabalhos ou de forma individual. E conforme disse e bem: influenciam diretamente nos resultados das organizações.

    Mais uma vez os meus parabéns pelo grande tema aqui trazido.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here