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Contabilidade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade fornecer informações relevantes sobre o património da empresa e do negócio. Desta forma, os gestores, gerentes e decisores, têm nas mãos um conhecimento realista sobre a situação económica e financeira da empresa, permitindo-lhe tomar decisões de gestão com base em dados objetivos, minimizando as falhas e erros de gestão. 

A contabilidade tem essencialmente quatro funções:

Função De Registo

Função De Controlo

Função De Avaliação

Função De Previsão

Qual é a importância de contabilidade para as empresas?

A contabilidade desempenha funções financeiras relacionadas com a recolha de dados e informações, registo, análise e organização de uma empresa.

De um modo geral pode dividir-se a atividade da contabilidade e a sua importância em duas vertentes – a financeira e a de gestão.

Na vertente financeira – que é uma obrigação legal para as sociedades, por exemplo – o contabilista trata da informação relevante acerca da empresa, disponibilizando-a aos proprietários do negócio e, caso necessário, a entidades externas, como clientes, fornecedores ou o Estado. A sua obrigatoriedade justifica-se por ser necessário tributar o lucro das empresas de forma imparcial, funcionando ainda como uma forma de assegurar o correto tratamento dos factos patrimoniais das empresas.

Na vertente da gestão processa-se a recolha e apresentação da informação financeira para que esta seja um elemento a ter em conta pelos gestores nos processos de tomada de decisão.

A contabilidade é importante para o saudável desenvolvimento do negócio pois é a base que oferece um grande apoio à gestão para o planeamento, controlo, e processo de tomada de decisão. É com a ajuda fornecida pela informação da contabilidade que o desempenho de uma unidade pode ser avaliado, ao mesmo tempo que os seus registos e gestões permitem que se livre das fraudes, furtos ou incumprimentos involuntários.

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