“As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. ”
– Franklin Roosevelt

Chefe , Que É de etimologia francesa chefe (Século IX chieef (Cabeça)) ( Aquele Que ESTÁ à frente de Qualquer Coisa ), faça latim  caput , ITIS  ( Cabeça, parte superior, ), E conhecido POR ter Uma postura Mais inflexível, OU SEJA , dá mais importância ao benefício que liderança pode dar a ele próprio. Ex: Ter um salário melhor e ter poder de decisão.

Normalmente esta conduta, é vista como um modo ultrapassado de liderança, com isso podemos ver mais uma diferença entre o chefe e líder. Isso porque o chefe não se preocupa com o desenvolvimento das pessoas que lidera. Alem disso, é exigente nos resultados dos seus colaboradores, sem dar a orientação básica, o que gera um clima, desagradável e cheio de pressão.

A palavra  líder  deriva do verbo  lead , originado dos Ingleses, usado para designar a ação típica do capitão das embarcações dos vikings, que indicava o caminho para a tripulação; é envolver as pessoas exercendo sobre estas, sem impor qualquer tipo de poder, tendo, nesse contexto, um papel inovador, o crescimento da organização, em todos os aspetos e de diferentes maneiras.

Segundo a “Link to Leaders”, vos apresentarei 8 diferenças entre ser Chefe e ser Líder, das quais achei mais pertinentes:

  1. Um chefe dá respostas | Um líder procura soluções
    Parte de ser um líder significa dar instrução aos colaboradores. Um líder ajuda os seus colaboradores a crescer dando-lhes os instrumentos para tal e guiando-os através dos desafios. Esta é a melhor forma dos seus empregados desenvolveram capacidades para resolver os próprios problemas e, por consequência, acrescentarem valor à empresa.
  2. Um chefe gere o trabalho | Um líder gere pessoas
    Só é líder quem tem a habilidade de influenciar, motivar e dar possibilidades aos outros de contribuírem para o sucesso de uma organização.
  3. Um chefe espera grandes resultados | Um líder é generoso nos elogios
    Para além do dinheiro, a maioria dos colaboradores de qualquer empresa são motivados por elogios, generosidade e sinais de que o seu trabalho é apreciado. Isto é o papel de um líder capaz. Um chefe perde a oportunidade de motivar os seus colaboradores ao esperar apenas grandes resultados.
  4. Um chefe controla | Um líder confia
    Tal como no ponto dois, onde um gere o trabalho e o outro gere as pessoas, os chefes têm a tendência para controlar os seus trabalhadores. Este comportamento e atitude pode diminuir a produtividade e, por consequência, o crescimento da empresa. Um líder não tenta controlar os seus colaboradores, em vez disso confia e utiliza esse tempo para inspirar e potenciar a produtividade.
  5. Um chefe comanda | Um líder ouve e fala
    Um chefe tende a dar ordens, de forma que os seus empregados oiçam e obedeçam. Por outro lado, um líder ouve sempre a opinião dos seus colaboradores e trata-as como importantes.
  6. Um chefe critica | Um líder encoraja
    Críticas construtivas são importantes, mas estar constantemente a receber críticas sobre algo de errado não só desencoraja um colaborador, como também o faz perder a consideração que tem pelos seus superiores.
  7. Um chefe escolhe favoritos | Um líder estabelece relações por igual
    Relações com o mesmo grau de cumplicidade garantem que as preferências pessoais não interferem com a dinâmica da equipa. Um chefe escolhe favoritos devido à tensão e ao stress, mas um líder tenta tratar todos por igual.
  8. Um líder cria mais líderes
    Um dos objetivos de um líder é conseguir criar mais líderes. Isto é conseguido ao inspirar e motivar os seus colaboradores para que estes cresçam e eventualmente assumam posições de liderança.

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here