Partilhar artigo:

Já ouviu este termo alguma vez no trabalho ou faculdade? Sabia que a Gestão de Desempenho poder trazer muitos benefícios? Entenda a importância.

O QUE É?

De maneira geral, a Gestão de Desempenho é vista como uma estratégia que tenciona gerir e avaliar a performance dos colaboradores e assim, possa influenciar condições para que os resultados sejam melhorados, uma vez que, os objetivos da empresa devem estar totalmente alinhados com os funcionários que lá estão. Através da utilização de um software é possível identificar a qualidade do trabalho realizado pela equipa e em tempo real.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Atualmente, muitas organizações possuem em seu quadro de colaboradores uma individualização, sem união e um esforço para um objetivo em específico. Uma vez que haja a implementação deste Sistema, diversos aspetos poderão ser melhorados:

  • Uma melhoria na tomada de decisão;
  • Liderança com maior compromisso em ser inspiradora e eficiente;
  • Melhoria nas formações e qualificações profissionais dos colaboradores;
  • Melhor atendimento aos clientes.

COMO IMPLEMENTAR?

Como qualquer outra decisão de implementar alguma melhoria, a Gestão de Desempenho exige que haja um planeamento prévio e muito bem estruturado, para que possa haver uma melhor compreensão de quais são as metas e objetivos a serem alcançados. Portanto, os aspetos que devem ser considerados são:

Promover formações

Isto é imprescindível para que os colaboradores sejam bem mais eficientes, desenvolvidos profissionalmente e contribuam para a redução da margem de erros.

Criar indicadores

O sistema deve ter uma avaliação contínua e frequente, por isto são necessárias algumas métricas que ajudem a melhorar a perceção se o projeto está bem alinhado.

Incentivar Feedback

De facto, este aspeto é um dos maior importantes, já que a principal razão disto é melhorar a Organização por completo, saber o que as pessoas estão a achar disto é fundamental.

Com isto, pode-se dizer que o Sistema de Gestão de Desempenho é muito importante para o futuro de qualquer negócio, uma boa utilização do mesmo trará muitos benefícios à empresa e até mesmo diferenciá-la das outras que estão no mercado.

Fonte: Ser (2018). Sistema de Gestão de Desempenho: o que é e como fazer? Obtido em: 17 de Junho de 2022. Disponível em: https://www.sertms.com/blog/sistema-de-gestao-de-desempenho-o-que-e-e-como-fazer/