O que torna os colaboradores felizes?

Este tema assume uma grande importância pois os colaboradores felizes faltam menos, têm menos vontade de mudar de organização e sentem-se mais produtivos, tornando-se assim num fator estratégico de Recursos Humanos diferenciador. No meu primeiro artigo abordei o conceito de Felicidade Organizacional, e quais os seus impactos, não só nos resultados organizacionais, mas também a nível individual.

A remuneração salarial não é, de todo, o único fator que contribui para a satisfação dos colaboradores, existindo outros fatores cada vez mais valorizados pelos colaboradores. Assim, para além da remuneração, a estabilidade e flexibilidade de horário também são valorizados, mas em menor escala.

“Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado à organização. Isso é necessário, mas insuficiente”.

Segundo o estudo da Happiness Works (2020), as 5 experiências que fazem os colaboradores mais felizes são:

O que torna os colaboradores felizes?

Conseguimos assim perceber que ser reconhecido, trabalhar em equipa ou satisfazer os clientes são três das experiências que mais contribuem para a felicidade dos colaboradores.

Para além destas experiências, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é também muito importante para os colaboradores. Este conceito mede o sucesso de uma empresa em grande parte pela felicidade e produtividade das suas pessoas.

Assim, todos os lados saem beneficiados, incluindo a família, que desempenha um papel muito importante na obtenção deste equilíbrio família-trabalho.

Com isto, as empresas têm a responsabilidade de promover e incentivar uma vida familiar saudável, e por esse mesmo motivo são cada vez mais as empresas que promovem estes fatores através de estratégias de Gestão de Pessoas e de Responsabilidade Social Corporativa.

Quer saber mais sobre esta temática? Não perca o Gestão Summit 2021, dia 21 de abril, onde será debatida a temática “É possível ter Recursos Humanos satisfeitos e produtividade acima da média?”, com Georg Dutschke, Senior Partner e Co-Founder da Happiness Works.