Partilhar artigo:
Este artigo foi elaborado por estudantes do Mestrado em Gestão de Empresas do ISCTEM (Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique), com o objectivo de partilhar conhecimento sobre a Inteligência Artificial aplicada aos negócios para os executivos de Pequenas e Médias Empresas em Moçambique.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS EM MOÇAMBIQUE

A constante evolução da Inteligência Artificial tem vindo a provocar impactos a nível global, com implicações abrangentes aos vários sectores da economia e alterações significativas na vida pessoal e profissional das pessoas. Enquanto nos países mais desenvolvidos economicamente, as pesquisas e implementação de ferramentas de Inteligência Artificial tem ocorrido em grande escala, em Moçambique, uma nação em pleno processo de desenvolvimento, ainda existe muito espaço para explorar e implementar as ferramentas de Inteligêncial Artificial, sendo os sectores financeiros, das telecomunicações e das extractivas, as poucas áreas em que se evidencia a aplicabilidade da Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial é uma ferramenta cada vez mais indispensável e que vem sendo utilizada pelas pequenas
e médias empresas nos seus negócios, através do machine learning, processamento de linguagem natural, planeamento, visão de computador e sistemas inteligentes. Como por exemplo, com recurso a ferramenta ChatGPT, é possivel segmentar clientes com base em comportamentos, interesses, tendências e o seu histórico, de modo a adequar a oferta aos respectivos segmentos.

No entanto, a implementação da Inteligência Artificial para os negócios de pequenas e médias empresas em Moçambique
apresenta certas limitações como a falta de infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação em algumas áreas do país, a necessidade de capacitação de profissionais em ciência de dados, programação e outras áreas relacionadas à Inteligência Artificial, e a garantia da implementação responsável e ética da tecnologia.

Em conclusão, é possivel incorporar a Inteligência Artificial nos negócios das pequenas e médias empresas em Moçambique, de modo a melhorar a eficiência e a produtividade e reduzir os custos operacionais, permitindo que estas empresas consigam sobreviver por longo tempo num mercado competitivo, no entanto, é necessário investir para a implementação destas ferramentas, assim como, capacitar os recursos humanos e aprimorar a capacidade técnica, conhecimento e literacia digital dos mesmos para a utilização eficiente, correcta, segura e ética das ferramentas de Inteligência Artificial.