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Este artigo foi elaborado por estudantes do Mestrado em Gestão de Empresas do ISCTEM (Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique), com o objectivo de partilhar conhecimento sobre a Inteligência Artificial aplicada aos negócios para os executivos de Pequenas e Médias Empresas em Moçambique.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS

Neste artigo, vai ser realizada uma breve explicação sobre a Inteligência Artificial, descrevendo as mais variadas aplicações da mesma na actualidade, e de seguida será realizada uma análise da Inteligência Artificial no mundo dos negócios.

Actualmente, a Inteligência Artificial encontra-se presente em todas as tarefas que realizamos no dia a dia da nossa vida, transformando se de um campo de ciênciais e engenharia para um campo universal. Apesar de ter se tornado num dos tópicos mais populares recentemente, o interesse pela Inteligência Artificial foi despertado há muito tempo atrás, tendo sido mais destacado nas obras de Alan Turing, que é considerado o pioneiro da computação.

De acordo com a International Business Machines (IBM), a Inteligência Artificial, na ciência da computação, pode ser definida como qualquer inteligência que se assemelha à inteligência humana e que é exibida por um computador ou outra máquina.

Pode-se perceber então que,  a Inteligência Artificial refere-se à capacidade que um computador ou máquina possui de realizar funções e tomar decisões como um ser humano.

Actualmente, a Inteligência Artificial tornou-se numa importante área de pesquisa que abrange um grande variedade de campos (engenharia, ciência, medicina, negócios, marketing, entre outros), até tarefas específicas, como os assistentes virtuais (Siri, Alexa, chatbots), softwares de tradução, recomendações em tempo real, prevenção de vírus e spam, entre outros.  

Diante da vasta e abrangante área de actuação da Inteligência Artificial, torna-se imprescíndivel que a mesma seja aplicada e adaptada ao campo dos negócios, marcando assim um período de mudança no mundo empresarial com esta evolução tecnológica.  

A inteligência artificial passou então a fazer parte da realidade de diferentes perfis de organizações nas mais diversas áreas, e a sua aplicação não está apenas limitada à empresas de grande porte, podendo também ser incorporada nas várias etapas da execução dos negócios de pequenas e médias empresas.

Com a crescente pressão competitiva e os avanços notórios para o mundo digital, todos os tipos de empresas, incluindo as pequenas e médias empresas devem se preparar para adoptar modelos de negócio que incorporem a inteligência artificial, transformando-se em integrados, conectados, inteligentes e convertendo-se em serviços.

Sendo assim, existem diversas soluções de Inteligência Artificial para serem aplicadas ao negócios de pequenas e médias empresas e que podem ser adaptadas as suas necessidades e objectivos, sendo que a sua aplicação prática nos negócios, inclui:

  • A inteligência artificial facilita a execução de inúmeras tarefas repetitivas, como no processamento de dados, optimização de processos, atendimento ao cliente, entre outros, permitindo que os colaboradores tenham tempo para se concentrarem em actividades mais estratégicas e complexas da empresa, o que, por sua vez, melhora o desempenho dos colaboradores e a produtividade no trabalho;
  • Com a sua capacidade de processar big data em tempo real, a Inteligência Artificial fornece informações úteis as empresas em tempo real e permite a tomada de uma decisão mais acertada;
  • A Inteligência Artificial pode aumentar a eficiência das actividades na empresa e reduzir os custos operacionais, optimizando desta maneira, o fluxo de trabalho;
  • Através da sua capacidade de previsão, a Inteligência Artificial pode ajudar as empresas a agendar os seus cronogramas e compromissos com base no seu histórico, e permiter a resolução de problemas de uma maneira eficiente, economizando o tempo e os recursos das empresas;
  • A Inteligência artificial também permite as empresas identificarem tendências e se adaptarem as mudanças rapidamente verificadas no mercado competitivo;
  • Melhora o relacionamento com os clientes, como é o caso da ferramenta ChatGPT, que pode ser usada para colectar informações de contacto de potenciais clientes de modo a personalizar a experiência do usuário, fornecendo recomendações de produtos e serviços com base em suas preferências e histórico de compras, bem como antecipar as suas necessidades e desejos, aumentando a satisfação dos clientes e melhorando o desempenho das vendas e marketing dos produtos e serviços das empresas.
  • E, por fim, a Inteligêncial artificial permite detectar e prevenir ataques cibernéticos à segurança dos sistemas das empresas.

No entanto, é importante tomar nota de que:

  • Não basta só investir em novos recursos tecnológicos e sistemas, é igualmente importante que as empresas capacitem os seus colaboradores a aprimorarem e desenvolverem novas habilidades e competências neste contexto de Inteligência Artificial para que os mesmos possam utilizar os dados e ferramentas da Inteligência Artificial de uma maneira correcta e eficiente;
  • As empresas devem estar dispostas a introduzir mudanças na cultura organizacional, como estabelecer uma estrutura organizacional flexível, criativa e aberta à inovação, e um trabalho colaborativo entre humanos e máquinas inteligentes;
  • A incorporação da Inteligência Artificial pode levar a substituição de certas ocupações que incluem actividades repetitivas e menos complexas nas empresas. Por outro lado, a Inteligência Artifical ajuda na criação de novos cargos que precisam de profissionais aptos e que tenham conhecimentos sobre a Inteligência Artificial.
  • A Inteligência Artifical funciona a base de dados de qualidade, e se são fornecidos dados incompletos, imprecisos e não actualizados, os resultados também serão imprecisos.
  • A Inteligência Artificial não veio para substituir os colaboradores nas empresas, mas sim, aumentar a sua eficiência e o desempenho, facilitando a realização das tarefas em cada departamento das empresas, uma vez que, as máquinas apresentam limitações em relação as tarefas de percepção e manipulação, criatividade e inteligência social humana.  

Considerações finais

A inteligência artificial não se restringe apenas a empresas de grande porte, esta também pode ser incorporada nas pequenas e médias empresas, transformando a maneira como estas empresas operam, e por esta razão, torna-se essencial que as pequenas e médias empresas percebam o potencial que a Inteligêncial Artificial tem a capacidade de proporcionar melhores resultados para os seus negócios e permite que as mesmas obtenham vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.  

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Referências

IBM. (2020). Artificial Intelligence (AI). Obtido de IBM: https://www.ibm.com/cloud/learn/what-is-artificial-intelligence#toc-history-of–2jPgsXm

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