Partilhar artigo:

A motivação trata-se de um tema que se encontra em constante desenvolvimento, um tema de interesse para conhecimento de todos, não apenas a nível profissional, mas também a nível pessoal.

O desafio inerente à preparação deste artigo é tentar esclarecer a verdadeira definição da palavra motivação, levar o outro a pensar estrategicamente em processos de melhorias, para todos dentro da organização.

What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!

Conceito de motivação

Este conceito apresenta diversas designações consoante a sua aplicação. Motivação é incentivar alguém a realizar determinadas ações, podendo ser considerado um interesse ou uma vontade de alcançar determinadas metas. Para que haja motivação é necessário que exista uma necessidade, seja esta relativa, prazerosa ou luxuosa, sendo essa necessidade algo conveniente de interesse. Por outras palavras, motivação, trata-se de uma ação por impulso interior que leva alguém a reproduzir uma ação. Para que exista essa motivação é essencial visualizar objetivos, independentemente da área ou do estímulo.

As motivações diferem conforme os ambientes e conforme as hipóteses, podendo se tratar de conquistas na vida profissional, na vida pessoal, entre outras motivações que venha a desejar. Assumindo diversas formas, tais como, motivação racional; motivação emocional; motivação egocêntrica; altruísta; atração; repúdio, entre outras que possam existir, não sendo somente motivações positivas, mas também negativas.

Concluindo que, a motivação é aplicada transversalmente no nosso quotidiano, e sendo uma necessidade tão importante no nosso dia-a-dia, tem vindo a ser alvo de diversos estudos. E dessas múltiplas pesquisas surgiram as teorias motivacionais, e o estudo da satisfação, onde foi apreendido que, existem vários graus de motivação consoante necessidades e ambições. Os filósofos gregos defendiam que o comportamento humano era movido através das várias formas de prazer, considerando três estímulos, tais como: ganho material, reconhecimento social e/ou realização pessoal.

Teorias motivacionais, terá lugar num próximo artigo.