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Market Research

Das mais simples, às mais complexas, de uma simples ideia pode nascer um grande negócio. Neste primeiro Capítulo da Jornada de Criar um Negócio de Sucesso, aprenderás de que uma simples ideia colocará o teu sonho em ação e construirás a empresa que tanto desejas e a forma como tudo inicia determina o seu sucesso.

O primeiro passo a dar é saber se a tua ideia é inovadora no mercado, ou seja, nesta primeira fase tens de realizar um Estudo de Mercado, de forma a entenderes se já existe algum produto ou serviço no mercado que seja semelhante, de forma a teres noção se a ideia é realista, viável e necessária ao mercado.
Assim, nesta fase, as principais questões às quais tens de responder são:

  1. Qual o principal objetivo do meu negócio?
  2. Que produto ou serviço irei criar?
  3. Qual o objetivo desse produto/serviço?
  4. Quem são os clientes que quero atrair? Qual o meu público-alvo?
  5. A minha ideia é inovadora/única no mercado? Se não, como se vai diferenciar dos meus concorrentes?
  6. Qual a rentabilidade da minha ideia? Terá lucro?

Após este período de reflexão, o segundo passo a dar é escreveres a tua ideia no papel (ou digital, como preferires), dado que é um processo do qual te trará clareza e orientação na construção do teu Modelo de Negócio.

No entanto, se sentes alguma dificuldade em expor a tua ideia de forma concreta ou veres que a mesma não é viável, podes sempre analisar casos de sucesso, talvez te inspirem a dares continuidade ao teu projeto. Por mais simples ou banal que seja uma ideia, esta pode ter um grande impacto e por vezes seguir os nossos sonhos nem sempre é o caminho mais fácil, mas é aquele que um dia dirás que valeu a pena. Abaixo, deixo-te um vídeo de como se faz um Estudo de mercado, bem como vários recursos e manuais.

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9 Free Market Research Tools you should be using in 2021

Recursos:

Próximo artigo daqui a uma semana. Fica atento!