Pequenos aspetos que podem fazer uma GRANDE diferença na sua apresentação oral

1
264

Visitors have accessed this post 252 times.

Partilhar artigo:

A comunicação é o coração do Gestor no mercado de trabalho. É comum para este tipo de profissional passar grande parte do seu dia a partilhar informação com pessoas, onde as apresentações orais têm lugar e a sua devida importância.

Quanto mais competências tiver em partilhar ideias e a comunicar, melhor será a a compreensão das necessidades dos colaboradores e assim será mais bem sucedido como Gestor.

Um líder pode ser identificado em menos de um minuto pelas pessoas que o rodeiam. Isso significa que além do que o orador diz e a maneira como diz, os expectadores decidem em segundos se você é confiável com base nuns pequenos detalhes.

De acordo com a investigação feita por Albert Mehrabian’s em 1971, 93 por cento da nossa comunicação é não verbal, da qual 55 por cento representa a linguagem corporal e 38 por cento o tom de voz. Assim, o que resta são apenas 7 por cento que dizem respeito às palavras propriamente ditas.

Atendendo ao alívio de restrições relativas à pandemia covid-19, esta será a melhor altura para tirar a máscara (com a devida prudência) e mostrar o que vale. Siga estas dicas e acredite que terá uma boa dose de reforço para a sua apresentação:

Postura

Uma postura não firme pode demonstrar pouca auto-confiança ou falta de experiência. Não é necessário parecer uma tábua, apenas se preocupe em manter as costas direitas e pescoço para cima.

Expressões Faciais

Assumir expressões que se enquadram com aquilo que se está a transmitir é relevante para comunicar eficazmente. Não descure no momento em que passar uma mensagem de desacordo e expresse-se em conformidade.

Atenção

Mostre que está atento, ouvindo com atenção para entender o que a outra pessoa está a dizer de modo a poder responder de acordo. Não demonstre inquietação.

Contacto visual

Evitar o contacto visual com a audiência pode indicar uma perda de interesse, respeito ou até que há algo a esconder. Por outro lado, manter o olhar fixo sem desfazer pode ser considerado rude ou desconfortável pelo que o ideal é de vez em quando fazer umas pequenas pausas no olhar até fixar de novo.

Tom de voz

O tom de voz envolve o comportamento da voz com base naquilo que o orador profere. Seja sincero na medida em que projeta a voz com base naquilo que diz.

Aparência

A aparência pode ser crucial para dar uma primeira impressão mais robusta e pode transmitir uma boa atitude ou um bom nível de profissionalismo. Use uma roupa mais formal como um fato e uma camisa e não tenha dúvidas que será levado mais a sério.

Pondere utilizar estas técnicas para dar o melhor uso à sua apresentação. Evidentemente que a comunicação não verbal sozinha não é suficiente e deve ser vista como um bom aliado do conteúdo para fazer exposições em que se verifica que está a comunicar eficazmente com os seus ouvintes.

Fontes:

London Image Institute. (2020). Obtido em 18 de Maio de 2022, de https://londonimageinstitute.com/how-much-of-communication-is-nonverbal/

The Ohio State University. (s.d.). Obtido em 18 de Maio de 2022, de https://gatewaytolearning.osu.edu/leadership-development/building-relationships/communicating-as-manager/

1 COMENTÁRIO