O marketing digital é a ferramenta ideal como estratégia eficiente para a sua empresa conseguir um bom resultado frente à concorrência.

O que é um plano de marketing ?

O plano de marketing é considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado.

Um bom plano de marketing, por analogia, é como um raio-x da empresa, um guia para ser consultado durante todo o ano.

Quais as vantagens do planeamento de marketing?

Para além do planeamento de marketing permitir que entenda melhor a realidade da sua empresa, ele também ajuda a delinear uma rotina para toda a sua equipa

O que envolve um bom plano de marketing?

Depois de se analisar a empresa é imprescindível conhecer o seu público, sendo importante entender como o seu produto ou serviço pode ser útil para os clientes. De seguida, considerando o segmento de atuação e posterior análise dos seus concorrentes, pode identificar quais as estratégias que funcionam e as que não deram certo.

Depois de entender o seu cenário de atuação, é possível definir metas para o desenvolvimento da empresa. O planeamento de marketing pode ser feito de forma anual, demarcando os seus objetivos, sempre relacionados à capacidade de atuação da sua empresa.

A estrutura do plano de marketing

Agora vos apresento as 3 etapas primordiais que envolvem este planeamento. São elas:

1ª Etapa: Planeamento

1.1: Sumário Executivo: O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as características principais do seu negócio, como seus objetivos e estratégias a alcançar.

1.2: Análise de ambiente: Deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio como fatores económicos, fatores sócio culturais, fatores político legais, fatores tecnológicos e a concorrência.

1.3: Definição de Público-alvo: significa encontrar o segmento da população que tem interesse no seu negócio ou que você deseja atingir.

1.4: Definição do posicionamento de mercado: Aqui define-se a imagem que se deseja transmitir ao cliente e o que fazer para alcançá-la.

1.5: Definição da marca: A marca é composta por um nome e um símbolo. Algumas empresas optam também pelo slogan, uma frase que reafirma a identidade.

1.6: Definição dos objetivos e metas:  Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações.

1.7: Definição das estratégias de marketing: A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas.

2ª Etapa: Implementação: A implementação do plano trata do processo de executar as estratégias de marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing.

3ª Etapa: Avaliação e Controle: A avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do plano.

Um plano de marketing bem estruturado é capaz de mudar o direcionamento da sua empresa, reavalie-o periodicamente para o ajustar às possíveis mudanças do mercado e da sua empresa, garantindo assim os objetivos e metas definidos e mantendo o bom desempenho do seu negócio.