NETWORKING: O que é e qual a sua importância na progressão profissional? 

0
441
Partilhar artigo:

Conceito

A palavra “networking” é originada do termo em inglês “network”, que na tradução literal, significa, net: rede e work: trabalho. Ou seja, “networking” pode ser interpretada como a atividade e conexão realizada para a manutenção desta rede. Na área profissional, esta é uma maneira eficaz e sólida de conhecer novas pessoas e assim facilitar a realização de conquistas dos seus interesses individuais.

Importância para a progressão de carreira

Na atual sociedade, pensar em maneiras de aumentar o convívio e ciclo social é um facto. No cotidiano, são diversos exemplos de como fazer isto acontecer: seja na universidade, em viagem com amigos ou família, ginásio ou no trabalho.

O que não é muito bem pensado ou filtrado é que mesmo nestes sítios mencionados, a ligação com estas pessoas pode interferir além da área social, por isto, a importância de saber dividir os diferentes grupos.

Em qualquer carreira, o convívio com pessoas que sejam exemplos à serem seguidas, pode ser caracterizado como uma oportunidade de crescer o próprio potencial, incentivar o lado criativo, fortalecer a imagem profissional e aumentar o desempenho de conhecimento para alcançar os objetivos delineados.

Entretanto, o networking não é uma relação que pode favorecer apenas um lado, para que esta seja benéfica e duradoura, uma troca mútua de experiências, informações e conhecimentos é fundamental, ambos devem estar satisfeitos e com perspetivas alinhadas.

Como construir organicamente

Existem diversas maneiras de como conquistar um bom e eficiente networking. Seja em uma indicação de emprego ou interação em redes sociais, por exemplo. Mas, como ser estrategicamente lembrado?

Demonstrar utilidade

Verificar nos contactos, quem poderia ser ajudado de maneira genuína e sem esperar receber nada em troca. Esta pessoa que foi ajudada, provavelmente não esquecerá e fortalecerá o relacionamento profissional existente;

Ter visibilidade

É importante a elaboração consistente de conteúdos nas redes sociais que sejam interessantes especialmente para a rede de contactos;

Procurar conviver com pessoas de interesses em comum

Uma vez que os interesses estejam alinhados, a relação tenciona ser contínua e duradoura, por ambos estarem com os mesmos objetivos;

Autenticidade

Ser único e possuir uma personalidade forte, trata-se de uma boa explicação de como ser diferente da maioria e assim ser lembrado exatamente por este motivo.

Pensar em maneiras de obter o sucesso profissional e pessoal é uma consequência natural de qualquer individuo. Por isto é extremamente importante aproveitar os canais de comunicação existentes, eventos profissionais, indicações de colegas de trabalho ou de universidade, para que haja a realização de metas definidas tanto para a vida, carreira ou negócios.  

Fontes: Ralf (2021). O que é networking? Obtido em 02 de Junho de 2022. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/networking-o-que-e-e-para-que-serve