Partilhar artigo:

O que é o coworking?

O Coworking consiste na partilha de espaço por profissionais de diversos setores. Geralmente são salas de grande amplitude, harmoniosas, com um design e comodidade apelativos para passar um dia de trabalho agradável.

Este conceito surgiu atendendo à dificuldade sentida por trabalhadores em suportar os custos com os arrendamentos, energia, internet, entre outros, surgindo a ideia de partilhar o espaço e os custos. Pequenas empresas, de até 15 pessoas, podem economizar até 70% nos custos ao aderirem a este modelo.

Crescimento imparável no mercado

Tornou-se um modelo de negócio, e tem vindo a crescer exponencialmente atendendo aos valores dos arrendamentos praticados nas grandes cidades, e pela liberdade que os nómadas digitais e outros profissionais têm em poder frequentar um espaço de trabalho em qualquer lado, com valores razoáveis e pouco compromisso. Cada vez mais o trabalho remoto está presente nas nossas vidas e este conceito é muito procurado.

“O número de vagas de coworking em todo o mundo em 2018 dobrou em relação ao total de 2015. Isso nos diz que o coworking é mais do que uma moda; é um fenômeno internacional imparável”. Yifu Huang, Coworking Resources.

Qual a vantagem e desvantagem de trabalhar neste ambiente?

O ambiente cuidado do Coworking é propício para o networking entre trabalhadores liberais e trabalhadores independentes de áreas distintas, que valorizam o conhecimento, a inovação, a interação entre profissionais, a criatividade, a troca de experiências, criando uma grande rede de contactos e amizades. Este cenário contribui para uma maior produtividade e motivação entre os membros, enriquecendo os seus projetos profissionais e pessoais.

No que concerne às desvantagens, este modelo tem custos comparativamente com o homeoffice, e a falta de privacidade pode comprometer a concentração afetando o trabalho. Relativamente ao horário também é restrito obrigando a haver uma quebra de raciocínio quando os projetos estão a fluir. Os espaços costumam ter horários fixos e localizam-se nos centros das cidades obrigando a uma deslocação.

16 COMENTÁRIOS

Comments are closed.