Partilhar artigo:

A liderança feminina e fundamental para estabelecer a igualdade de género dentro de uma organização, bem como a igualdade na sociedade.

Ainda que as mulheres enfrentem obstáculos até chegarem a cargo de chefias, elas possuem toda a capacidade técnica e comportamental para lidar com as exigências, dos  cargos mais alto.

Um ambiente profissional igualitário e inclusivo, gera resultados que vão mais além do aspecto financeiro.

As mulheres estão acostumadas a lidar com as adversidades na rotina diária. Quando o assunto e contornar problemas, as mulheres são, destemidas e dedicadas, essas habilidades, são as mais procuradas pelo mercado organizacional, pois precisam de líderes perseverantes que possam vencer obstáculos, diante do cenário de incerteza atual.

Importância das mulheres em cargos de gestão

As mulheres na gestão não são importantes somente para as empresas, mas para a sociedade como um todo. 

  • Reduz índices de violência doméstica

Muitas mulheres não denunciam seus abusadores, porque são financeiramente dependentes dos seus parceiros. A presença feminina na gestão, incentivam as mulheres a buscarem sua independência financeira.

  • Empoderamento feminino

As mulheres na gestão, serve de inspiração para outras pessoas, reforça que a igualdade é uma questão cultural, e não de competência, estimulando outras mulheres a seguirem o mesmo.

Principais características da liderança feminina:

  • Liderança horizontal

Encoraja a participação, é inclusiva, compartilha a informação, tende a criar e fortalecer as identidades de grupo.

  • Maior predisposição à mudança

 Flexível, comunicativa, persuasiva, estilo inovador, capacidade de administrar todas as suas responsabilidades ao mesmo tempo e observar as necessidades dos colaboradores da equipa

  • Resiliência e empatia

As lideranças femininas tendem a ser mais empáticas, pois o ato de se colocar no lugar do outro, afeta o lado mais humano, têm uma postura motivacional, inspira os que estão ao seu redor. 

Desafios na Liderança Feminina

  • Preconceito

 Apesar de todos os avanços que as mulheres conquistaram, ainda não foi possível mudar o cenário de preconceito que existe no mercado de trabalho, especialmente nas áreas predominante masculinas, sendo uma das barreiras culturais mais forte a ser vencida.

  • Conciliação de atividades

Um dos maiores desafios das mulheres é conciliar o trabalho com a maternidade, e necessário que existam políticas internas nas empresas que incentivem as mulheres a continuarem evoluindo suas carreiras.

Apesar de os homens, nos dias atuais, terem suas demandas domésticas, as mulheres ainda vencem nessa questão. Por isso, tradicionalmente, o cuidado da casa, crianças e idosos, são comandados por mulheres, dessa forma, é possível entender a tamanha flexibilidade e autonomia. 

  • Estilo de Liderança

As mulheres seguem uma linha de flexibilidade e cooperação, preferem não seguir aquelas regras rígidas e mais agressivas. Por estes motivos, não são vistas como boas líderes por vezes são desrespeitadas em sua posição como gestoras. 

5 COMENTÁRIOS

  1. Homens ou mulheres são apenas pessoas e umas melhores que outras na liderança, não tem a ver com género e se ainda não estamos( mulheres ) em pé de igualdade tem a ver com mas amarras culturais do passado. Tenho esperança que se desbloqueiem as cabeças entupidas.

Comments are closed.