Inicio Recursos Gestão Objetivos S M A R T

Objetivos S M A R T

Adaptado por Chelseo Sebastião

2
Objetivos SMART

Objetivos SMART é um método útil que ajuda a definir metas, e para isso é necessário seguir certos procedimentos que eu citarei :

Specific (Específico)

o primeiro passo a ser feito é specific na prática uma meta deve ser específico o suficiente para que entendemos o que deve ser feito , tu não podes ser genérico tu deves ser específico EX: Vamos supor que eu tenho a meta de que esse ano eu quero vender mais na minha empresa isso é algo genérico , agora se eu definir que eu quero vender mais d produto X, do Produto Y aí já estou a ser especifico .

Measurable (Mensurável)

Na Prática ele também tem que ser Mensurável , por exemplo esse ano a minha meta de vendas tem que ser até 50% de vendas . É muito importante mensurar os objetivos para que nos facilite chegar até a nossa meta.

Achievable (Alcançável)

É muito importante que ela também seja uma meta alcançável , porque quando tu defines uma meta inalcançável, a tua motivação acaba logo , por exemplo no ano que vem a seguir tu decidis alcançar mais do que 50% nas vendas , mais é muito importante tu acreditar ti , mais é necessário também deixar uma meta aberta , quando tu atingires a meta tu dobras a meta

Realistic (Realista)

E também é muito importante que ela precisa de ser relevante , ela tem que estar alinhada com os teus objetivos maiores com os objetivos macro , Relevar um plano é muito importante .

Time-bound (Tempo/Duração)

É Necessário que ele seja o meta temporal , definir em quanto tempo vamos realizar a meta , porque o tempo também é um fator de motivação , ele te ajuda a executar o mais rápido , é muito importante definir datas e metas , porque ela são o principal fator motivacional o principal fator de pressão para conseguir atingir os nossos objetivos

2 COMENTÁRIOS

  1. Primeiramente agradecer pela partilha deste artigo com um conteúdo excelente.

    Os objetivos SMART passaram a ser os mais seguros de se estabelecer, para além de ser claro e pragmático. Dá nuances de que a organização dispõe ou não de recursos para materializar os seus objetivos. Assim como melhorar a visão das empresas.
    Até então, presenciamos um mar de imaginações por parte das organizações quando se fala de visão. Passam anos e anos, estas organizações não conseguem alcançar a sua visão, por ser imaginária e não exequível.

    Devem os gestores não definir os objetivos SMART, sem olharem para o ambiente externo e consideram todas as variáveis internas e externas que possam ser relevantes para a consecução do plano e objetivo da organização.
    Isto porquê, por existirem planos e metas bonitas quando ainda no papel com os cálculos bem feitos. Mas que na prática não são SMART, não respondem às siglas.
    Abordou a questão de rapidez no ponto do Time-bound. Eu se calhar sugeria eficiência em vez de rapidez, porque a rapidez é um processo pouco metódico, eleva os riscos, diminui o controlo do serviço a ser executado o que poderá custar a qualidade final do produto e até mesmo a: desperdícios de recursos (matéria-prima, tecnológicos, financeiro, horas de trabalho homem, horas de trabalho máquinas, e outros custos diretos e indiretos), eleva a taxa de acidente no trabalho. Quer dizer. É uma série de coisas menos boas que podem acontecer apenas com essa terminologia aqui empregada.

    Mas obviamente que está um artigo bom, consistente. Parabéns pela partilha.

Comments are closed.

Exit mobile version