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O que é a estratégia de benchmarking? 

Benchmarking significa ponto de referência. É um processo de avaliação sistemática e comparação contínua das estratégias de produção, serviços e resultados de uma organização com as melhores empresas do segmento de mercado. Visa obter informações que indicarão quais ações a ser implementadas para melhorar o seu desempenho tornando-a mais competitiva. 

Principais tipos de benchmarking

• Competitivo: Neste tipo, o objetivo é usar os concorrentes como parâmetro de medir como o negócio ou produto se posiciona em relação a quem disputa diretamente os clientes; 

• Funcional: Na versão funcional, há uma busca por etapas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento, ainda que não sejam semelhantes ou não disputem o mesmo mercado;

• Interno: No caso interno, analisam-se os setores do empreendimento; 

• De cooperação: Ocorre quando duas empresas afirmam uma parceria para trocar experiências. Exemplo, uma empresa tem grande sucesso com relacionamento, e outra com vendas, elas podem fazer um levantamento de casos e estratégias, de forma a crescerem juntas; 

Porque é tão importante para as empresas 

Para crescer e desenvolver, queremos saber como nos posicionamos em relação aos outros. Este é um fator crucial para as empresas, porque as empurra em direção à adoção de melhorias nos processos internos. É uma forma da organização evoluir suas metas por meio de insights vindos dos seus concorrentes. 

Mas nem tudo o que a concorrência faz é o melhor para o negócio da outra empresa. Uma atitude excessivamente reativa aos resultados do benchmarking pode ser, inclusive, prejudicial. O uso correto, porém, pode trazer benefícios incontáveis ​​como por exemplo:

• Identificar novas tendências e sair à frente; 

• Receber novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento de mercado;  

• Ganhar uma base argumentativa para discutir o rumo de novos investimentos no futuro; 

• Descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;   

Em suma esta estratégia tem como objetivo a melhoria de todos os procedimentos de uma empresa, nas suas mais diversas áreas ou departamentos. A partir dela, podem ser corrigidas falhas e propostas melhorias que podem fazer a diferença para alcançar sucesso.  

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