Impacto nos Resultados Organizacionais e na Satisfação dos Colaboradores

2
7 views

Visitors have accessed this post 292 times.

Partilhar artigo:

“A tecnologia reinventará os negócios, mas as relações humanas continuarão sendo a chave do sucesso” Stephen Coeva

Atualmente existe uma forte competitividade e uma grande necessidade de evolução e rentabilidade das organizações, estamos a assistir neste momento a uma evolução de mentalidades nas filosofias empresariais, começa a ser compreendido o impacto que uma gestão dos recursos humanos adequada, tem na rentabilidade das organizações. Esta gestão impacta diretamente nos resultados da organização, porque a avaliação é feita a cada individuo como parte integrante de uma estrutura como um todo, assim como todos os seus resultados têm um impacto único final, (o indivíduo e a organização, por exemplo) mas também pela dificuldade de se chegar a consenso quanto à sua própria definição e natureza (Keating, 2001).

A Escola das Relações Humanas, nos finais dos anos vinte do século XX, vem alterar a abordagem clássica desenvolvida por Taylor, e toma como prioritário o colaborador como ser humano dando importância às suas motivações, sentimentos, satisfações e bem-estar do próprio tanto para consigo como para a organização.  Começa assim uma nova fase em que o trabalhador, está no centro das preocupações das organizações, a satisfação é um fator primordial. Em 1927 foi realizada a experiência de Hawthorne investigação de Elton Mayo a experiência tinha como objetivo conduzir várias situações entre os funcionários relacionando produtividade e condições físicas de trabalho, uma dos conclusões demonstrou que o simples facto de demonstração de preocupação para com os colaboradores, revelou ser suficiente para a sua motivação e satisfação, fazendo-as, consequentemente, produzir mais e melhor.

Em termos de impactos nas organizações a formação cria estímulos na criatividade, na capacidade de mudanças de comportamento e no desenvolvimento de um espírito crítico. Cria ainda, condições favoráveis para complementar conhecimentos já existentes, e trazem com isto, um conjunto de princípios fundamentais a serem observados no impacto dos resultados organizacionais.

A formação transmite estímulos motivacionais que incentivam a melhor execução das tarefas e o cumprimento dos objetivos pessoais e organizacionais. Estes estímulos resultam na realização pessoal, no reconhecimento social e no ganho material.

A formação é a melhor ferramenta de Recursos Humanos para aumentar a motivação. Por sua vez, a motivação no trabalho tem impacto no aumento da autoestima, na confiança dos colaboradores e aumenta a qualidade, como consequência, reduz o tempo de execução das tarefas, sendo este um dos pontos principais quando se fala dos benefícios da motivação no trabalho. Um colaborador motivado, trabalha mais rápido e melhor.

Os efeitos da Formação transferem os seus impactos para os ganhos e resultados organizacionais. Ou seja, a aposta no potencial humano com inserção de políticas que determinam valorizar o desenvolvimento das suas competências asseguram melhores resultados organizacionais e a satisfação dos colaboradores.

0

2 COMENTÁRIOS

  1. Estimada Inés Arcanjo. Os meus parabéns pelo excelente artigo aqui trazido.

    Bem verdade sim que a formação dos recursos humanos leva as organizações a impactarem de forma positiva nos seus resultados.
    Há alguns gestores no mercado que realmente têm apostado no plano de formação de base e também contínua. Mas, que os resultados não compensam o investimento feito na formação. Isto porquê? Porque começam por definir o plano de formação como se fosse apenas uma rotina e cultura da organização. O que os leva a terem um certo descuidado na preparação do conteúdo a ser ministrado.

    A capacitação dos recursos humanos têm de estar alinhadas com os objetivos da empresa e visão, para se perceber quais valências a organização precisa acrescer nos seus talentos.

    Um outro cenário é a dinâmica do mercado que tem levado muitos gestores a não investirem na formação, mas sim, em atrair talentos que agregam n’s competências e que já sabem fazer. Este método tem o seu lado positivo que é a continuidade das atividades, redução de custos com a formação etc etc.

    Mas o lado negativo é que não consideram que este talento possa ter dificuldades em adaptar-se com a cultura da organização, apresentar alguma resistência na partilha de conhecimento e em aceitar ordens.
    É necessário haver atenção redobrada com as formações para que possam impactar de forma positiva nos resultados.

    Muito bom artigo. Mais uma vez parabéns Inês.

    0
  2. Humildemente gostaria de fazer um reparo, espero me fazer perceber.

    Notei que o tema, a frase de abertura do artigo e o conteúdo não estão em consonância.
    O meu comentário anterior foi relativo ao conteúdo.
    Agora. Quanto ao tema: impacto nos resultados organizacionais e na satisfação dos colaboradores. Eu acho relativo.

    Primeiro: Se uma organização apresentar resultados negativos, de certeza que o impacto será negativo.

    Segundo: Se uma organização apresentar resultados negativos, não haverá satisfação dos colaboradores. Porque vai se refletir a cada colaborador o não cumprimento de metas estabelecidas pela organização.
    Mas se a organização apresentar resultados positivos o impacte será positivo. E aí sim podemos falar de satisfação dos colaboradores.

    Analisando a frase de abertura do Stephen Covey: A tecnologia reinventará os negócios, mas a relação humana continuará a ser a chave do sucesso.
    É uma frase brutal e que se pode dizer intemporal. Porque a tecnologia tem vindo a ser brutal no desenvolvimento não só dos negócios, mais a nível global.
    Diferente da revolução industrial em que as máquinas e tecnologia de estavam à frente. Nos dias de hoje há sensações contrárias nalgumas circunstâncias. Sentimos a necessidade de alguns serviço que a tecnologia ainda não ofereceu e daí é que surgem as inovações.
    Quer dizer que não podemos deixar tudo para a tecnologia inovar. Devemos ser nós a estudar cada vez mais processos de modelagens para maximizar lucros e minimizar custos e na fluência dos serviços e produtos no mercado.

    Devemos integrar a comunidade dos que pensam e fazem com que a tecnologia impera num negócio ou no mundo.
    Obrigado. Era só para dar também o meu contributo ao tema e subtema.

    0

Comments are closed.