Atualmente a competitividade nas empresas é sem dúvida um assunto muito presente, que passa pela rotina dos Recursos Humanos. Isto porque só se atinge os resultados desejados com um bom recrutamento e seleção.

O livro “Recrutamento e Seleção da Teoria à Prática” escrito por António Calheiros, é sem dúvida um livro que consegue dar uma visão abrangente e moderna sobre um processo organizacional.

Há muito que é debatida a guerra pelos novos talentos aquela que enterrou o processo tradicional de recrutamento aquilo que víamos “coloca um anúncio, fazer apenas uma entrevista, contrata e entrega o serviço sem se preocupar com as pessoa”, já não se utiliza. Atualmente os recursos humanos tem como objetivo encontrar o valor humano de que as organizações necessitam, mas em simultâneo perceber qual o perfil mais adequado, ou seja aquele que representa o perfil adequado e que tenha a competência para o cargo.

Em termos muito simples, temos o conhecido recrutamento tradicional, em que o prazo é curto, linear e proactivo para encontrar um candidato para um determinado cargo sem qualquer valorização.

Agora quando falamos de novos talentos já não é bem assim, estamos a falar de uma abordagem planeada, estruturada e que tenha um seguimento, isto porque é necessário existir um desenvolvimento de um “talent pipeline” e tudo isto exige uma gestão que é feita ao longo do tempo, no qual é necessário existir um conhecimento sobre o negócio e uma visão clara sobre as necessidades da empresa.Neste livro é possível perceber, que o recrutamento e seleção é sem dúvida um processo importante para qualquer empresa. Caso aconteça um mau recrutamento e seleção, o custo financeiro de uma má contratação pode destruir completamente um negócio. Por este motivo as empresas têm vindo a aumentar o investimento neste processo, para que exista um sucesso futuro na mesma. 

É um livro que recomendo, pelo único motivo, é nele que percebemos o verdadeiro valor das pessoas nas organizações, bem como quem enfrenta este desafio na sua vida profissional. O mesmo procura apresentar a atração dos candidatos, como também o porquê da escolha do candidato e a sua integração, entre outros assuntos pretendentes.

Atração de novas pessoas é um dos grandes desafios das empresas que pode levar ao sucesso ou insucesso da mesma.