As mudanças tecnológicas nas empresas

A inovação tecnológica é uma oportunidade ou uma ameaça?

10
151
Fonte: Freepik

Oportunidade ou Ameaça?

O mundo tem vindo a sofrer várias mudanças a uma velocidade muito rápida, o que levou a uma adaptação e a um reajustamento abrupto na gestão das empresas e no modo como as pessoas trabalham.

Este artigo tem como principal objetivo demonstrar as vantagens e as desvantagens da inovação tecnológica no ambiente empresarial.

A rápida evolução digital tem vindo a transformar as nossas vidas tanto no âmbito pessoal como no âmbito profissional, pois as necessidades das pessoas têm vindo a sofrer alterações, e com o momento que estamos a viver (pandemia de COVID-19), maior tem sido a utilização dos meios digitais em teletrabalho,  e-commerce e na resolução de problemas do nosso quotidiano sem ser necessário sair de casa.

Como em tudo na vida, a tecnologia deve de ser usada com “regra e medida”, de modo a que seja utilizada com cautela e segurança para que não se torne uma ameaça para a empresa.

As principais desvantagens são:

  1. Os custos de manutenção serem elevados e nem todas as empresas terem condições para os suportar, o risco de as fraudes online aumentarem;
  2. A forte dependência das tecnologias que cada vez mais é um grande problema na nossa sociedade, pois as pessoas já não “vivem” sem os seus aparelhos eletrónicos e sem internet;

Atualmente quase nenhuma empresa não recorre a softwares ou plataformas digitais para a realização do seu trabalho e são várias as vantagens que a inovação tecnológica trouxe, tanto às grandes como às médias e pequenas empresas.

As principais vantagens são:

  1. A possibilidade de redução de custos com pessoal (mãos-de-obra, impostos, prémios) se o trabalho pode ser realizado através de automação de processos que é uma técnica de Business Process Management, em que as atividades manuais são substituídas por automatizadas;
  2. A melhoria da relação com os clientes através das plataformas existentes (whatsapp, email, facebook, instagram,etc) torna-se mais fácil comunicar e satisfazer as necessidades dos mesmos;
  3. Uma maior expansão dos mercados através da Internet é uma das maiores vantagens para as empresas, pois através de websites e das redes sociais, até mesmo os negócios mais pequenos conseguem divulgar globalmente os seus produtos ou serviços detalhadamente sem ser necessário estar presencialmente com os clientes.

“A inovação é a questão central na prosperidade económica.” Michael Porter

10 COMMENTS

  1. Excelente artigo e adequado à realidade atual. Claro e direto na informação transmitida. Como exemplo pessoal ,estando em teletrabalho posso corroborar as vantagens mencionadas pois a tecnologia foi essencial para a continuidade da actividade da empresa onde trabalho. Aliás acabou por beneficiar com o trabalho remoto pois ocorreu uma maior celeridade no trabalho desenvolvido e um contacto mais diversificado com o cliente através das diferentes ferramentas digitais.

  2. Um artigo perfeitamente adequado às características dos tempos que vivemos e muito bem escrito, aspeto pertinente quando se pretende difundir uma mensagem de forma assertiva. Explicito quanto às vantagens e inconvenientes da realidade tecnológica que hoje comanda a vida dos humanos, concretamente no contexto laboral. Deixo a sugestão de poder terminar com um parágrafo conclusivo produzido pela autora no contexto do excelente conteúdo que apresentou.

  3. Muito bem elaborado e adequado a realidade. Todas as atividades profissionais acabam por ter vantagens e desvantagens com a elevação das tecnologias. Na minha em específico (cabeleireira)a vantagem e a grande abrangência de novos clientes através da publicidade feita através da internet e uma das grandes desvantagens e a falta de necessidade de “se arranjar” por estar em teletrabalho.

  4. Acho que está um artigo super bem pensado e elaborado afinal fala da realidade do que estamos a atravessar está muito realista com uma leitura muito simplificada penso que está muito inteligente

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here