Diferença entre gastos, custos e despesas

Gastos, custos e despesas: há diferença?

0
510
Fonte: Freepik
Partilhar artigo:

Para que a gestão financeira de uma empresa seja bem elaborada e “saudável”, e um negócio seja bem sucedido e rentável, é muito importante saber-se a diferença entre estes três termos. Por norma são poucas as pessoas que sabem distinguir o significado de cada um, pois pensam que gastos, custos e despesas são exatamente a mesma coisa.

Com este artigo espero clarificar um pouco a diferença entre cada um dos termos que tanto são utilizados na gestão de uma empresa.

Gastos:

São todas as aquisições de bens e serviços que não estão previstos no orçamento da empresa, é visto como uma saída de caixa inesperada mas necessária. Exemplos: a assistência técnica quando uma máquina avaria, uma peça que precise de ser substituída.

Custos:

Todos os valores utilizados na produção de bens e serviços, ou seja, é o capital utilizado nos fatores de produção necessários para o funcionamento da empresa. Exemplos: aquisição de matéria prima e gastos com pessoal.

Despesas:

As despesas tanto podem ser fixas ou variáveis, e são todas as saídas de caixa utilizadas para a manutenção da estrutura da empresa e a funcionalidade das suas atividades. Exemplos: pagamento do aluguer do espaço, gastos administrativos, água, eletricidade.