Partilhar artigo:

O marketing digital é a ferramenta ideal como estratégia eficiente para a sua empresa conseguir um bom resultado frente à concorrência.

O que é um plano de marketing ?

O plano de marketing é considerado uma ferramenta de gestão para a empresa se manter competitiva no mercado.

Um bom plano de marketing, por analogia, é como um raio-x da empresa, um guia para ser consultado durante todo o ano.

Quais as vantagens do planeamento de marketing?

Para além do planeamento de marketing permitir que entenda melhor a realidade da sua empresa, ele também ajuda a delinear uma rotina para toda a sua equipa

O que envolve um bom plano de marketing?

Depois de se analisar a empresa é imprescindível conhecer o seu público, sendo importante entender como o seu produto ou serviço pode ser útil para os clientes. De seguida, considerando o segmento de atuação e posterior análise dos seus concorrentes, pode identificar quais as estratégias que funcionam e as que não deram certo.

Depois de entender o seu cenário de atuação, é possível definir metas para o desenvolvimento da empresa. O planeamento de marketing pode ser feito de forma anual, demarcando os seus objetivos, sempre relacionados à capacidade de atuação da sua empresa.

A estrutura do plano de marketing

Agora vos apresento as 3 etapas primordiais que envolvem este planeamento. São elas:

1ª Etapa: Planeamento

1.1: Sumário Executivo: O Sumário Executivo é o resumo do seu Plano de Marketing. Nele devem constar as características principais do seu negócio, como seus objetivos e estratégias a alcançar.

1.2: Análise de ambiente: Deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio como fatores económicos, fatores sócio culturais, fatores político legais, fatores tecnológicos e a concorrência.

1.3: Definição de Público-alvo: significa encontrar o segmento da população que tem interesse no seu negócio ou que você deseja atingir.

1.4: Definição do posicionamento de mercado: Aqui define-se a imagem que se deseja transmitir ao cliente e o que fazer para alcançá-la.

1.5: Definição da marca: A marca é composta por um nome e um símbolo. Algumas empresas optam também pelo slogan, uma frase que reafirma a identidade.

1.6: Definição dos objetivos e metas:  Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações.

1.7: Definição das estratégias de marketing: A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas.

2ª Etapa: Implementação: A implementação do plano trata do processo de executar as estratégias de marketing, que assegurarão a realização dos objetivos de marketing.

3ª Etapa: Avaliação e Controle: A avaliação e o controle de um plano de marketing permitem reduzir a diferença entre o desempenho esperado e o desempenho real, garantindo sua eficácia. Por isso, devem ser realizados antes, durante e após a implementação do plano.

Um plano de marketing bem estruturado é capaz de mudar o direcionamento da sua empresa, reavalie-o periodicamente para o ajustar às possíveis mudanças do mercado e da sua empresa, garantindo assim os objetivos e metas definidos e mantendo o bom desempenho do seu negócio.

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei do conteúdo! 👍
    É de extrema relevância para o mundo empresarial, e serve de base para mim, que estou a iniciar o meu percurso académico.
    Bom trabalho

  2. Fiquei surpreendido com este artigo pela positiva. Muito me ajudou no começo do meu pequeno negócio de dropshipping.

  3. Artigo com informaçao relevante para quem esta a ingressar no mundo empresarial, com enfâse no marketing, sendo hoje em dia uma das ferramentas essencias para a sobrevivencia a longo prazo das organizaçoes! Bravo! Excelente artigo

Comments are closed.