Hoje em dia com a existência de vários equipamentos tecnológicos nos distraímos com muita facilidade, o que reduz a produtividade diária e o mal aproveitamento do tempo. Um aspecto negativo é que nos não controlamos o tempo, simplesmente gerimos as nossas ações dentro do tempo!
Gerir o tempo de maneira eficaz significa produzir mais e melhor no menor tempo possível
Por um lado não é preciso prejudicarmos a nossa saúde a trabalhar para ser bem-sucedidos e nem sempre trabalhar muitas horas significa produzir mais!
Segundo (a lei de Parkinson, 1955) quanto mais tempo temos para fazer um trabalho mais tempo demoramos para concluir. Se tivermos o prazo de um dia para realizar uma tarefa é provável que levaremos um dia para finalizar, se o prazo para a realização da mesma coisa for de dois dias provavelmente vamos levar dois dias para acabar ou seja temos uma tendência de procrastinar, de deixar as coisas para serem feitas na última hora.
Fatores que nos levam a isso:
- Ter uma atitude perfeccionista, ficar muito apegado a detalhes
- Dificuldades em filtrar as distrações e consequentemente perder o foco e não saber identificar prioridades
O problema é que essas coisas geram dependência o que faz com que as tarefas se acumulem e pode virar uma bola de neve!
Agora vamos para a solução!
-
Criar uma lista de prioridades
Em determinados momentos, existem muitas tarefas a serem realizadas e pouco tempo disponível. Nesses casos, é importante definir as prioridades antes de qualquer coisa para que possamos melhorar a gestão do tempo e a produtividade.
Ao criar essa lista de prioridades na sua cabeça ou até mesmo em um bloco de notas, com certeza a gestão do tempo e a produtividade serão muito melhores.
2.Organize o dia
Ligado com o ponto anterior, depois de saber quais são as prioridades, é hora de organizar o dia e levar em consideração as principais tarefas que devem ser postas em prática.
Por mais que pareça complicado no início com o passar do tempo se desenvolve uma prática muito maior com a gestão do tempo e a produtividade, conseguindo assim organizar o dia de uma forma muito mais fácil.
Artigo muito interessante 🙂
A coisa mais dificil no mundo gerir o tempo… Artigo bastante relevante para quem trabalha e estuda. Parabéns!
Produção lean 😊