É provável que você já se tenha questionado sobre a importância de se frequentar um curso superior. Atualmente, vemos pessoas bem sucedidas que não tiveram a necessidade de passar pelo Ensino Superior para atingirem os seus objetivos, como resultado, parte da população acredita no sucesso sem os estudos.

Por analogia, cada um deve conhecer as suas capacidades, os seus limites e principalmente as suas prioridades. Sob o mesmo ponto de vista, o filósofo Immanuel Kant dizia “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha.” Muitos de nós fazemos por obrigação dos nossos pais, bem como, por padrões que a sociedade impõe, em contrapartida, surge uma certa frustração sobre qual será o verdadeiro sentido da vida.

Fazer a Licenciatura é essencial, assim como, fazer aquilo em que nos sentimos aptos e confortáveis. Atualmente, existem inúmeras maneiras de se ter êxito na vida, apenas busque com determinação, foco e persistência. Faça cursos, leia livros, crie ideias e coloque-as em ação, só não desista de buscar conhecimento, pois sem ele não somos nada.

Contudo, escolhi fazer a Licenciatura em Gestão porque acho necessário e tem se confirmado ao longo destes anos. As empresas para onde pretendo triunfar solicitam, e o fator mais importante, gosto daquilo que faço e com certeza encontrarei aquilo que procuro. 

fonte:freepick

39 COMMENTS

  1. Artigo super interessante para sociedade acadêmica, interessou-me bastante pois vi-me nesse dilema mesmo depois de ter ingressado a Faculdade de Gestão. E pode de certeza será de grande ajuda o desenrolar desse artigo.

  2. Concordo plenamente contigo Karina.
    Gostei e posso dizer que se não gostamos do que fazemos não vamos encontrar um sentido na nossa vida, é um facto.
    Muito sucesso Karina!

  3. De facto, é uma decisão que tem de ser pessoal. Muitos dos jovens o fazem por obrigação dos pais ou porque “está na moda” cabe a cada um decidir como quer gerir o seu futuro, dependendo de onde cada um quer trabalhar há empresas que exigem licenciatura. A licenciatura tem de ser feita de livre e espontânea vontade, eu acho importante e concordo plenamente com o que escreveste. Quem corre por gosto não cansa!

  4. concordo plenamente com o artigo e nos tempos em que estamos a viver é muito importante adquirir novos conhecimentos e a licenciatura em gestão só nos mostra a importância de ter novos profissionais na área e não só.

  5. O ser humano é UAU.
    Muitas frustrações acontecem porque o ser Humano quando ouve a palavra “Garantir o futuro” ao se referir a licenciatura já pensa em dinheiro.
    Estudo não garante riqueza financeira, garante uma riqueza intelectual que é bem melhor.
    Dinheiro vem como consequência da visão,do trabalho, do esforço, e dessa riqueza intelectual adquirida durante o nosso estudo.

    • Interessante, é importante sermos raros, de difícil imitação e substituição independentemente da função que desempenhamos.

  6. Verdade 👏🏾👏🏾
    “Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha “
    É necessário saber a razão do qual fazemos as coisas.
    O conhecimento é uma chave importantíssima, precisamos obtê-la estando ou não numa universidade para nossa própria formação como pessoa.

  7. Gostei do artigo,frases muito motivadoras que inspiram de facto, obrigada por partilhar comigo e me dar o privilégio de aprender um pouco mais

    Mais artigos desses, não dispenso um bom aprendizado

  8. Embora eu já não encare a licenciatura como favor fundamental do meu sucesso no futuro, senti-me um bocado mais motivado a focar-me nos meus objectivos e usar a universidade como degrau para alcançá-los.

  9. Muito bem KS, super de acordo com tudo escrito aí e vou partilhar porque acho que mais “jovens” devem ler esse artigo. Pode ajudar a muitos sobre aquilo que querem e pensam a respeito de ter uma vida bem sucedida com ou sem a uma licenciatura. Parabéns KS👏🏾👏🏾

  10. Bem dito. O facto de teres abordado de forma explícita e resumidamente sobre duas vertentes que é debate no contexto social actual e justificares o porquê da tua escolha deixa evidente que estás ciente do que buscas e o sucesso com certeza, te baterá à porta. Brilha Karina!

    • Obrigada pelo seu comentário!
      Ora, este é um assunto complexo. À primeira diria que obviamente o que tem a licenciatura estará em vantagem, mas a resposta a essa pergunta depende de alguns factores. Por exemplo, se um licenciado estiver a concorrer para uma vaga de gestor juntamente com alguém que não tenha licenciatura, não haveria chances para o “não licenciado”, mas se forem os dois concorrer para uma vaga para operador de call center ou assistente de bordo em que o mínimo de escolaridade é o 12° ano, diríamos que os dois estão em pé de igualdade, pois tanto um como outro podem ser selecionados. O nível de dificuldade vai sempre depender do que os dois querem para si.

  11. Eu gostei muito da abordagem feita sobre este tema, é um excelente ponto de vista.
    Na verdade não existe sucesso sem estudo, mas pode existir sucesso sem possuir o grau de licenciado/a.

  12. De facto é um tema pertinente, gostei bastante da sua abordagem explícita que será de grande ajuda para toda comunidade académica e não só. Estás de parabéns Karina👏❤

    • Sinto-me tão orgulhosa de ti, estás de parabéns pelo excelente artigo podes ter a certeza que tirei bastante proveito. Amei a sua retórica, eu acredito em ti e sei que irás longe eu tenho a certeza disso. 👏👏👏👏🙏
      Nossa Gestora em potência 🙏

      Meu orgulho. Bjs da tia Esmeralda Matias

  13. Concordo plenamente contigo Karina , sendo que a a cada dia que passa o número de empreendedores sem formação académica alguma tem aumentado. O segredo aqui é seja lá o que vais fazer , licenciatura ou não corra atrás cedo pra poder desfrutar como deve ser das conquistas depois 🙌🏽

  14. Muito importante falar sobre esse tema, a tua explicação foi bastante clara 🙏🏽Parabéns foste muito coerente 💕

  15. Maneira mais curta e objetiva de ajudar quem procura a certeza no meio da dúvida entre seguir “A” ou seguir “B”. Acredito muito que o sucesso vem de nós se o buscarmos com persistência e assim como consta no artigo, as vezes os padrões sociais ou pressão parental é que nos leva a estudar e nem sempre é o que precisamos ou queremos como pode também ser o oposto, mas uma coisa que nunca podemos deixar de fora são os pontos bem frisador no artigo; ler, fazer cursos, criar ideais e executá-las.!

    Muitos parabéns pelo artigo Karina.

  16. A licenciatura tem que ser encarada de forma diferente, não devemos encara-la como uma garantia de emprego ou de status perante a sociedade e sim como uma especialização de uma carreira que gostaríamos de ter. Gostei muito do teu artigo Carina, muito encorajador

  17. A sorte sorri para aqueles q estão preparados 🙏🏾 E tu sempre estiveste 😻♥️ Lindas palavras 👌🏾 Toda a Sorte do Mundo,tu mereces muito ♥️♥️😻

  18. Muito bom, este texto trás-nos grandes reflexões sobre o sucesso na vida e concordo plenamente que ter formação acadêmica é necessário, mas não é o passo fundamental pra termos excelência. Meus parabéns. 🥰🎉

  19. É um óptimo artigo, confrontando o dilema: fazer,não fazer , porque fazer…O importante é fazer o que gostamos. Obrigado e Parabéns pela matéria, Karina!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here