Nos dias atuais, não tem sido fácil lidar com as emoções no nosso quotidiano, o ser humano por natureza é emotivo e vulnerável a muitas coisas ao seu redor, portanto torna-se vital ter inteligência emocional em certas circunstâncias, uma dessas está dentro da organização. A organização empresarial é constituída de funções e cargos hierárquicos em que todos os membros da organização são sujeitos, porem deve ser composto pela lógica e pela racionalidade, onde os processos de gestão percorram com transparência e clareza.
Portanto, o trabalho tornou-se algo de muita relevância na vida do ser humano e passou a ocupar grande parte do nosso tempo, por isso passamos a realizar as atividades laborais que escolhemos, para termos a oportunidade de aproveitar os frutos de tudo que realizamos profissionalmente no momento em que chegar a nossa aposentadoria. Por diversos motivos escolhi debruçar sobre este assunto que quando alguém possui o torna bastante poderosa e positiva sobre como lidar com muitas situações na organização, assunto este que é a inteligência emocional.
A Inteligência emocional segundo a psicologia é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos de outras pessoas ao seu redor, com intuito de alcançar resultados positivos na vida profissional e pessoal. Temos a seguinte questão, é importante a inteligência emocional na organização empresarial?
É crucial saber gerir as próprias emoções, é bastante importante para qualquer profissional, pois assim ele saberá o que realmente está a sentir, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e dos outros.
A importância de desenvolver a inteligência emocional, é por através dela que um profissional tem a oportunidade de alcançar o sucesso com maior facilidade e consistência. Um trabalhador calmo, que possui clareza sobre as suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinadas situações, sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas no seu quotidiano.
Atualmente a inteligência emocional tornou-se uma condição indispensável para o plano de atividades organizacionais no que se refere a liderança, gestão e organização, que somente por destas é que uma organização consegue alcançar resultados bastante positivos para os negócios da empresa.
Assunto bastante interessante, gostei do conteúdo
Assunto interessante, gostei do conteúdo
Gostei muito conteúdo, assunto interessante
Obrigado pelo teu comentário.
Tratarei de assuntos semelhantes a estes mais vezes.
Exactamente.
Inteligência emocional na organização empresarial é bastante crucial no intuito de manter a relação entre o empregador e o empregado saudável, e um ambiente de negócio apropriado para os empresários.
Obrigado pelo teu comentário Danilo, fico feliz por teres tido essa perceção sobre a inteligência emocional
sobre o quanto é benéfico ter.
Um artigo com uma abordagem muito explícita, gostei.
É bom que saibamos lidar com as diversas situações no ambiente de trabalho para que as coisas corram como deve ser e para isso é necessário que haja, inteligência emocional.
Sim exatamente caríssimo.
Prezado Merino Americano, antes de mais quero lhe felicitar pela partilha deste artigo com um conteúdo pertinente e recorrente.
A inteligência emocional antes não integrava o leque de competências que os empregadores requeriam nos seus colaboradores. Com o passar dos anos e evolução dos mercados, os colaboradores viram-se esgotado (Burnout) e daí, não só os empregados e empregadores passaram a sentir a necessidade de se ter outras competências, mas sim os stakeholders.
Identificaram que o fracasso nos resultados e o clima de trabalho não favorável, não dependia apenas da falta de competências ou ausência das relações interpessoais dentro das organizações (Elton Mayo, desenvolveu a teoria dessas relações interpessoais). Mas sim, da falta de inteligência emocional.
Nos dias de hoje é um requisito indispensável porque por mais que o colaborador tenha competências e skills, se não ter a inteligência emocional, dificilmente saberá articular a razão e a emoção.
Uma ferramenta que também surge para melhorar a qualidade de decisão a ser tomada pelos gestores ou a quem de direito.
A inteligência emocional pode ser manifestar em grupos de trabalhos ou de forma individual. E conforme disse e bem: influenciam diretamente nos resultados das organizações.
Mais uma vez os meus parabéns pelo grande tema aqui trazido.
👏🏽👏🏽👏🏽
Comments are closed.